Nós da comunidade Maker temos visto uma série de iniciativas auxiliando no combate ao Covid-19 ao redor do mundo, utilizando impressoras 3D entre outros meios que utilizamos cotidianamente em nossos MakerSpaces. Naturalmente, começamos a buscar informações sobre como contribuir com os conhecimentos que possuímos, na comunidade ao nosso redor. Porém, a alta taxa de transmissão deste vírus exige cuidados bem mais exigentes do que podíamos imaginar, a princípio. Assim, ao ler esta matéria da PrusaPrinters, vimos a importância da informação e, principalmente, o risco que uma iniciativa, a princípio bem intencionada, poderia se transformar em mais um vetor de propagação do vírus. Assim as empresas Umaker, Adoro Robótica e Universinagem trabalharam em um esforço conjunto, para traduzir e espalhar esta importante informação à comunidade Maker o quanto antes.

Pedimos que divulgue ao máximo de pessoas possíveis para evitarmos o risco de agravarmos a situação enquanto tentamos ajudar.

Tradução do texto de Josef Průša, publicado em 18/03/2020

Do projeto à produção em massa de proteções médicas na impressora 3D em 3 dias

Olá a todos! Os tempos são difíceis, por isso vou manter isso curto e direto ao ponto. A comunidade de impressão 3D é incrível! Todos somos solucionadores de problemas e gostamos de construir coisas não apenas para nossas vidas, mas também para outras pessoas. Nas últimas semanas, recebemos muitas mensagens com designs de respiradores, ventiladores médicos e outros dispositivos (que estão faltando nos armazéns dos hospitais no momento) – você está procurando maneiras de ajudar com essa pandemia global e isso é ótimo. A demanda mundial por esses dispositivos é tão grande que, em alguns países, mesmo os médicos não têm acesso a máscaras e protetores, então, eles precisam correr um risco enorme e trabalhar sem equipamento de proteção. Estou extremamente orgulhoso de toda a comunidade de impressão 3D e quero que todos continuem!

Nós da Prusa Research também estamos procurando maneiras de ajudar. Temos pesquisado bastante e quero abordar algumas das minhas preocupações com os respiradores impressos antes de passarmos para a história principal. Não pretendo prejudicar a vibe que temos agora – não por um longo tempo, mas imprimir máscaras pode não ser a melhor ideia no momento. Deixa eu explicar.

Nenhum dos modelos disponíveis no momento foi testado para garantir que eles forneçam as proteções necessárias, pelo menos nenhuma das que eu conheço. Para ajudar nisso, reunimos o maior número possível de designs e estamos trabalhando com especialistas para verificar se podemos checar quais realmente funcionam. Quais são os principais pontos a se considerar? Primeiro, é a vedação, depois, o próprio filtro, o filtro para a máscara e como a máscara é fixada à face – tudo deve ser perfeito. A maioria de nós imprime materiais rígidos que são difíceis de serem compatíveis com a vedação. Mesmo se conseguirmos uma boa vedação, ela permanecerá funcional, por exemplo, mesmo quando o usuário fala?

Outra questão que precisamos levar em conta é a porosidade das peças impressas e as preocupações de segurança resultantes disso. O usuário terá a máscara no rosto, um local úmido e quente, um local ideal para germes. Não conseguiremos esterilizar essas máscaras com eficiência, então, nós podemos estar causando ainda mais problemas. Ainda tem o detalhe que o vírus sobrevive por mais de 48 horas nos plásticos. Todos nós queremos ajudar nossos amigos e familiares, o que significa que devemos ser ainda mais cautelosos para não machucá-los. Se você ainda insiste em imprimir uma máscara agora, trate-a como se fosse uma máscara cirúrgica básica e não como um verdadeiro respirador, com todas as proteções que eles fornecem. Uma falsa sensação de segurança pode ser muito perigosa. Entendo que você está tentando ajudar, mas POR FAVOR, espalhe essas informações em seus grupos de impressão 3D.

Nota da tradução: Não recomendamos que se insista na impressão de máscaras porque a falta de informação e o próprio design “arrojado” da máscara pode dar aos desavisados que a recebam a falsa sensação que ela é uma proteção mais efetiva do que realmente é. Entre nós, que temos impressoras 3D, sabemos que é bem mais barato comprar uma máscara comum na farmácia que gastar horas de trabalho em uma impressora 3D, utilizando PLA, ABS ou PET-G para no final ter o equivalente a uma máscara de papel. Não vale a pena o trabalho, o tempo e, principalmente, o risco para quem vai receber a máscara, uma vez que ela ainda não é higienizável e é improvável que alguém com uma máscara super maneira só a utilize 1 dia.

 

Fazendo escudos de proteção impressos em 3D

Portanto, mesmo que os respiradores impressos em 3D precisem de mais trabalho, isso não significa que não seremos capazes de usar nossas fábricas pessoais imediatamente. Em nossa pesquisa, procuramos outros equipamentos de proteção que possamos produzir com segurança – e o que focamos é um protetor facial para profissionais médicos. É muito importante manter os profissionais, que cuidarão de nós nos momentos mais sombrios, os mais saudáveis ​​possível. Esses escudos ajudarão a proteger os olhos e o rosto da tosse e espirros de seus pacientes.

Em três dias, passamos por dezenas de protótipos, duas verificações com o Ministério da Saúde da República Tcheca e até conhecemos nosso ministro da Saúde, Adam Vojtech. Hoje, temos o prazer de compartilhar com vocês que iniciamos a produção de protótipos e as primeiras unidades foram ao hospital para testes e verificações em campo. Quero agradecer a Martin Havrda, do Hospital Universitário Vinohrady, em Praga, por reservar um tempo para nos encontrar. E, também, quando tivermos esse design verificado, passaremos a projetar óculos de proteção.

Apresentação do protótipo ao Ministro da Saúde da República Tcheca, Adam Vojtech